Nesse artigo daremos informações importantíssimas para você, que quer sair do projeto e implementar o Business Inteligence na prática na sua empresa.
A base de uma gestão eficiente de empresas é a análise correta dos dados, um dos recursos principais para isso é o estudo de Business Inteligence. Nesse artigo o foco será dado ao PoweBI e seus métodos de conexão, mas abordaremos diversos outros temas nesse canal.
É muito comum ouvirmos desculpas como: “Utilizo o Excel e não tenho sistemas” ou “Meu ERP atual não me dá a possibilidade de ter esse recurso” e até mesmo a falta de conhecimento para negligenciar esse tipo de controle.
Nos parágrafos abaixo explicarei como implementar o Business Inteligente de forma simples e rápida, basta dedicar um pouco de tempo para pesquisar sobre o tema.
Sabia que é possível integrar qualquer sistema com banco de dados ao Power BI? Uma das ferramentas mais poderosas de análise de dados, além de oferecer muita facilidade de geração de indicadores gráficos também permite a integração de forma simples e clara. É possível encontrar com facilidade diversos materiais de apoio para realizar essa integração sem dificuldades.
Essa integração pode ocorrer acessando diretamente o banco de dados ou até através de APIs ou recursos WEB como Webservices, dentre outras possibilidades.
O Excel ainda é uma das principais ferramentas de gestão financeira para boa parte das empresas brasileiras, o que muitos ainda não se deram conta é que pode-se ter um controle profissional sem abrir mão de suas planilhas.
É claro que tudo isso precisa estar alinhado com boas práticas como separação por centro de custos, categorização de despesas / receitas e gestão de fluxo de caixa.
O fator de usar somente planilhas de Excel não impede o cesso à análise de BI. Inclusive, talvez, essa seja a forma mais simples de obter dados para o Power BI. Com uma conexão simples e rápida, suas planilhas serão integradas a essa ferramenta, permitindo excelência na qualidade de indicadores a serem extraídos.
Logo na abertura do Power BI o software já lhe oferecerá as opções de conexões, caso não apareça a opção clique no menu “Obter Dados”.
A seguir você terá uma gama de opções como SQLServer, CSV, WEB e Excel, basta selecionar a opção Excel e navegar até o local do arquivo e selecionar o arquivo.
O Power BI irá abrir o arquivo mostrando quais são as Abas disponíveis para a seleção. Bastar clicar nas opções desejadas e clicar em carregar.
Após finalizar a importação, você terá ao lado direito todas as planilhas com destaque para cada coluna, e está tudo pronto, basta montar seus indicadores e gráficos.
Também é necessário definir se o controle será pelo valor, quantidade ou ambos. Eu sei que isso parece óbvio, mas muitas empresas controlam apenas as quantidades movimentadas, principalmente aquelas que não utilizam um sistema próprio para tal controle.
Para se ter um controle mais efetivo de materiais, saber o custo e, principalmente, o custo médio dos produtos estocados e movimentados é importantíssimo.
Atualmente a maioria dos sistemas ERPs não possuem uma area de Business Inteligence, apresentando no máximo alguns gráficos simples ou relatórios análiticos, porém isso não é motivo para descartar esse tipo de análise.
A grande maioria dos players de BI do mercado possuem integração com banco de dados, sejam elas por acesso direto à aplicação, ou utilizando dispositivos online como APIs e Webservices.
A aplicação que estamos explanando nesse artigo possui todos esses recursos, o PowerBI conta, ainda, com a vantagem de ser uma aplicação da Microsoft, facilitando ainda mais o acesso a bancos em SQL.
Agora que você entendeu a importância da análise de Business Intelligence, vamos te explicar porque o PowerBI é uma das principais opções para quem pretende implementar esse serviço para melhorar a gestão de sua empresa:
Para clientes que necessitam um pouco mais de serviços, como controle de compartilhamento de dados, atualização de bases via gateways, basta migrar para a versão Pro, com custo de U$ 9,99, ou seja, algo em torno de R$ 45,00 por usuário.
Há, também, a versão Power BI Premium, com planos personalizados de acordo com a sua demanda. Esse recurso geralmente é utilizado por empresas que prestarão consultoria de analise de dados.
Atualmente o estudo de Business Intelligence não está mais nos quesitos desejáveis para gestores. Essa habilidade já figura em diversas pesquisas de RH e se torna cada vez mais uma exigência comum para profissionais de alto desempenho.
Acreditamos que a ferramenta Power BI encabeçará essa proliferação no mercado nacional, dominando cada vez mais os setores de consultoria e gestão de conhecimento. Por isso, não fique de fora, baixe agora mesmo a ferramenta e comece a estudar, caso conheça algum outro motivo para evidencializar ainda mais esse tema, escreva nos comentários desse artigo.
Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar nas suas redes sociais, e favorite o nosso site para usufruir de nosso conteúdo. Aproveite para conhecer os nossos serviços em Consultoria de Power PI.
Compartilhe esse conteúdo: